terça-feira, novembro 07, 2006

DE CARA COM A CARAS

Dóris Fleury

Todo mês eu vou ao cabeleireiro pra tingir, cortar, essas coisas. Sabe como é: não pode deixar cair a peteca, senão assusto as pessoas na rua. Eu chego lá, sento numa poltrona muito confortável, e o Fabiano me mostra aquela tabela ma-ra-vi-lho-sa de tons de cabelo. Dou uma viajadinha e escolho o tom que quero. (Aí já fico toda animada). Vem uma moça muito simpática e começa a me aplicar a tintura. Ela me pergunta se quero café, água, uma revista? Aceito café e revista, e invariavelmente aterrisa no meu colo um exemplar da Caras.
Eu adoro a Revista Caras.
A Revista Caras me diverte com seu humor involuntário.
A Revista Caras me lança num estado de profunda perplexidade, e levanta questões filosóficas que me fazem crescer espiritual e intelectualmente.
A Revista Caras tem uma seção de modelitos usados pelas celebridades que eu acho bárbara, muito instrutiva. Chama-se “Estilo”. Ali a gente aprende que tem celebridades que se vestem bem; e tem outras que deveriam ficar em casa, com um abajur na cabeça; pegava menos mal.
Mas o que eu curto mesmo são as manchetes. Geniais! Pra apreciá-las, ninguém precisa gastar uma grana comprando a revista; a gente pode passar momentos muito divertidos somente lendo as manchetes na banca de jornal. Eu sempre faço isso. Vocês não?
Quem abre a revista também pode se divertir com pérolas diversas. Olha só:

PELÉ COMEMORA EM FAMÍLIA 12 ANOS DE UNIÃO E DÉBUT DE DEJEMILLA.
CAROLINA DIECKMAN PRESTIGIA BODA DE APOENA, SEU EX-ENTEADO.

Essas duas manchetes me comoveram. Sério. Pra vocês terem idéia de como são as coisas: sendo eu uma pessoa idosa e provecta (daí precisar do cabeleireiro), me lembro que a coluna social de Bauru, na década de 70, já tinha aposentado, por excesso de cafonice, termos como "début" e "boda" (é casamento, pessoal). Ninguém mais usava essas palavras. E agora vai a Caras e ressuscita.

BONNER E FÁTIMA NA FESTA DE 9 ANOS DOS TRIGÊMEOS.

Eu não sei se a culpa é do casal global William Bonner e Fátima Bernardes. Ou da própria Caras. Mas uma coisa eu garanto: os trigêmeos têm nove anos, e o Brasil inteiro já está de saco cheio deles. Pobres crianças. Isso não é justo.

GIANCARLO CIVITA, CLÁUDIA COSTIN E BEATRIZ SEGAL COROAM OS DEZ PROFESSORES DO ANO.

Nada contra a educação, mas será que eles não preferiam um aumento de salário?

ADRIANA GARAMBONE LOIRA E CINCO QUILOS MAIS MAGRA.

Aconselho os repórteres da Caras a andar com uma balança a tiracolo, porque todo mundo que eles entrevistam está mais magro. Não será truque? Nunca vi uma manchete assim: "Fulano de tal, vinte quilos mais gordo..."

ADRIANE GALISTEU SE SEPARA DE .... (preencha as lacunas)

Essa é outra coisa que me intriga; mais uma vez, a culpa é da minha idade, né? Antigamente só se separava quem era casado, ou morava junto faz um tempão, de dez anos pra cima. Era um problema. Rolava advogado, as pessoas ficavam mal, as crianças traumatizadas etc. Agora qualquer neguinho que brigou com a namorada, com quem estava há vinte minutos, já vem dizendo que "se separou". Me chamem de conservadora, mas acho estranho.
Apesar da separação não ser mais trágica, na Caras as pessoas que se separam sempre usam óculos escuros. (Pra mostrar que estão tristes, imagino). Inclusive essa semana rolou a separação da Marília Gabriela e do Reynaldo Gianecchini, e podem conferir: eles estão com uns óculos enormes! O Gianecchini, além disso, ostenta um bigodinho de comediante italiano dos anos 50.
Começo a entender o problema. Vai ver a Marília Gabriela falou assim: "Gianecchini, escolha: ou eu ou o bigode!" E ele se foi... Triste. Bem triste. Mas diz aqui que eles continuam amigos. Chuif.

XUXA MENEGHEL ADMITE QUE NÃO QUERIA CRESCER.
"EU FIQUEI UM POUCO RETARDADA", DIZ ELA.

Eu juro por Deus, estava desse jeito na revista! Não inventei nada! Agora vocês entendem porque eu falei do humor involuntário? É o melhor do mundo.
Repito, não inventei nada. Nem eu, nem a Xuxa.
Mas a Caras é assim: sempre descortina novas possibilidades. Lança desafios intelectuais. Coloca o leitor num estado de perplexidade crítica.

POÉTICA REUNIÃO DOS ATORES BRUNO GAGLIASSO E CAMILA RODRIGUES.

Quem é o Bruno Gagliasso? Quem é a Camila Rodrigues?
Quem sou eu? O que estou fazendo nessa cadeira, com essa revista na mão?
E será que preciso mesmo de tintura?