terça-feira, janeiro 09, 2007

O BOI É SEU AMIGO?


Dóris Fleury

Só me faltava essa: minha filha virou vegetariana. Ela viu um documentário chamado A carne é fraca, que questiona a indústria e o consumo da carne. Ficou tão horrorizada que jurou nunca mais comer bois, frangos ou galinhas. NUNCA MAIS! Agora, toda vez que vê a gente fritando um bife ou saboreando uma feijoada, vem com um slogan assim:
- Animais são amigos, não comida!
Ou então faz um questionamento maldoso:
- Mãe, como você se sentiria se alguém comesse os nossos cachorros?
Ou ainda:
- Você já viu alguém matar um porco? Já viu, hein?
Atualmente, minha luta é convencê-la de que peixes são bichos estúpidos e merecem morrer. Dito assim, parece cruel com os peixes; mas estou preocupada com a alimentação dela. Essa menina não come mais proteína. É muito bonito poupar os nossos "amigos", mas ninguém sobrevive só de verdura e arroz integral. O que fazer para que ela se alimente direito, mesmo respeitando suas nobres convicções?
Os vegetarianos dizem que existem alimentos ótimos que repõem a proteína etc. Não vou nem entrar em discussões científicas, para as quais não sou qualificada. Mas já ouvi muito nutricionista argumentando que você teria de comer um barril de espinafre pra repor o ferro de um bife. Não existem alimentos que tenham valor protéico igual ao da carne. Por isso mesmo a natureza criou a cadeia alimentar, né? Se você examinar a nossa dentição e o nosso tubo digestivo, verá que foram planejados para que comamos de tudo... inclusive carne.
Pois é. Em princípio, somos onívoros. Não podemos viver só de verdura, como as vacas. E o que os senhores vegetarianos propõem para substituir a carne? A soja!
Lá fui eu, comprar carne de soja na loja de produtos naturais.
Gente. Não dá. Olha que sou boa cozinheira! Tentei de tudo! Estrogonofe de carne de soja. Hamburguer de carne de soja. Irc! A Marília se recusa a comer, e não posso culpá-la... é horrível mesmo. Até os cachorros enjeitaram. E eles comem de tudo.
Tofu é gostoso, mas ela já enjoou.
Sim, o boi é nosso amigo. Mas a verdade é que ele me meteu numa bela encrenca. Já é difícil planejar e executar um cardápio todo dia... imagine dois!
Outro dia saí com uma amiga minha e seus sobrinhos, que são de Bauru. Fomos comer uma picanha. Enquanto estávamos destroçando o "amigo", comentei que a Marília tinha virado vegetariana.
- Ah, um amigo meu também virou - me informou o rapaz. - Parece que ele viu um documentário chamado A carne é fraca, e nunca mais quis comer nem frango! Puxa... vou tomar cuidado pra não ver esse filme!
Demos risada, mas, pessoal. Se até em Bauru tem gente se convertendo ao vegetarianismo, a coisa é séria. O lazer predileto da cidade é o churrascão de fim-de-semana. E a quantidade que o povo come nesses churrascos, vocês não acreditariam. Vegetarianos em Bauru? Tomem nota do que eu digo: eles vão dominar o mundo.
E nem dá pra dizer que são só um bando de chatos.
Caçar e comer animais para sobreviver é a coisa mais natural do mundo. Todo carnívoro faz. A caça se defende como pode. O homem fez isso durante milhares de anos. Aí, um belo dia, começou a criar bichos para comer, e isso mudou a escala das coisas.
Os métodos de criação de gado, atualmente, são bárbaros. Terríveis. Vocês já foram a uma granja? Já viram como vivem os bichos lá? Nem galinha merece isso.
Na Europa e nos Estados Unidos, o gado é confinado em espaços mínimos, alimentado com doses maciças de hormônio, e... vocês sabem como é criada a vitela? Se souberem, vão dar graças a Deus por esse tipo de carne não ser popular por aqui. Não é à-toa que lá surgiu a doença da vaca louca; começou quando eles tiveram a brilhante idéia de alimentar os bois e vacas com... restos moídos de boi e vaca. Deu tilt, claro.
Aqui no Brasil gado é mais feliz. Vive solto no pasto. Dizem até que a carne é mais saborosa, por conta disso. Mas os matadouros são um horror. O gado, que não é tão burro assim, percebe que vai ser abatido, entra em pânico e segrega hormônios venenosíssimos... que depois a gente ingere. Existem métodos de abate mais humanos, mas ninguém está interessado em implantá-los. E outra coisa: o que tem de matadouro clandestino por aí não é brincadeira.
E agora vem a pior parte... estamos destruindo a natureza pra manter todo esse gado. Derrubamos florestas e mais florestas, destruímos lavouras e expulsamos pequenos agricultores pra botar pasto no lugar. E não há pasto que chegue. O boi é responsável por tanta devastação e miséria quando o famoso "agronegócio" da soja (eu realmente não gosto desse troço!). Sem falar que seus gases aumentam o efeito estufa...
Quando começo a pensar por esse ângulo, os vegetarianos não parecem tão malucos, afinal. Mas... será que é o consumo de carne, em si, é responsável por toda essa desgraceira? Aí vem a pergunta que pode incomodar carnívoros e vegetarianos: precisamos comer tanta carne assim?
Os chineses usam a carne como um tempero, uma especiaria na comida. Será que se tivéssemos um consumo assim, mais humano, mais sensato, não evitaríamos todos esses problemas? Será que precisamos mesmo de churrascarias de rodízio? Ou de chesters peitudos sem gosto de nada? Ou daqueles medonhos breakfasts americanos, com toneladas de bacon? Um bife por dia não seria mais do que suficiente para nós? Por que raio temos que ser tão exagerados, tão maníacos em tudo?
Vale a pena pensar um pouquinho. Até porque a resposta a essas perguntas é urgente.
Pense rápido: quantos "amigos" você precisa matar pra ser feliz?