sexta-feira, outubro 06, 2006

29 de setembro de 2006

Passei o último dia da Ledig House escrevendo, arrumando minhas malas e passeando com a Megan e o Matt. A Megan, quando soube que eu ia embora, disse:
- Mas é muito cedo!
- Depois chegam mais escritores, Megan.
- But you’re my favourite!
Olha que bonitinha.

A experiência aqui teve saldo positivo: estou saindo com o meu romance debaixo do braço, praticamente pronto. Sem dúvida alguma a Ledig House me deu espaço e tranqüilidade para trabalhar.

O hotel que reservei aqui em Nova York se chama Marrakesh e fica na Broadway com 103. Não é ruim não, um tantinho claustrofóbico mas de forma geral OK.

Hoje fiz dois grandes passeios: no Greenwich Village, que foi ótimo, o bairro é um tesão, e também na Columbia University. Nesse último lugar fiquei um tanto triste, me deu um bode...
Sempre lamento meus anos de universidade, que poderiam ser melhor aproveitados se eu descobrisse logo que o meu negócio era escrever. A USP é extremamente cruel com seus alunos. Jogam a molecada lá dentro, e eles que se virem. O que a burocracia da USP mais quer é se ver livre logo dos caras. “Puxa, a universidade é tão bacana! pena que tenha alunos, né?” O aluno é um empecilho, um pé no saco. Todo mundo torce pra ele pegar logo o diploma e sair correndo.
Os professores querem morrer mas não querem dar aula pra graduação.
Aqui nos EUA você sente um cuidado, uma atenção maior com o estudante, que afinal das contas é jovem e ainda está se encontrando. Tem serviço social pra acompanhar o cara; e o que é mais importante ainda, ele é orientado nas suas escolhas profissionais. E não precisa decidir nada correndo, vai fazendo as matérias que mais lhe interessarem. Tem professores para orientá-lo. Tem programas para ajudar quem quer escrever. Imagine se eu tivesse isso na minha época.
Passei os quatro anos de USP tão deprimida e confusa que nem conseguia pensar no que estava fazendo.
Começar a escrever com vinte anos, e não com 35, teria feito uma puta diferença pra mim...

O primeiro dia aqui foi legal, mas um tanto confuso, perdi muito tempo no metrô. Amanhã quero deixar meus passeios bem planejados para não perder tempo.

Nenhum comentário: